Casos


Auditoria de Sistemas e Processos

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Eletrobras / Eletrosul


A Eletrobras (Centrais Elétricas Brasileiras S.A.) é uma sociedade de economia mista e de capital aberto sob controle acionário do Governo Federal brasileiro e atua como uma holding, dividida em geração, transmissão e distribuição, criada em 1962 para coordenar todas as empresas do setor elétrico. Responsável por 37% do total da capacidade de geração do país, a Eletrobras tem capacidade instalada de 42.080 megawatts e 164 usinas – 36 hidrelétricas e 128 térmicas, sendo duas termonucleares.

OBJETIVO


A ELETROBRAS nos solicitou um projeto de auditoria de sistemas e de governança de TI baseado nos modelos Cobil e Itil visando garantir que a área de tecnologia da informação esteja alinhada com os objetivos estratégicos da empresa e que os recursos estejam sendo aplicados corretamente. 

CBA


A marca CBA é líder absoluta no mercado nacional de cestas de alimentos e cestas de Natal. Com tanta experiência no mercado de benefícios, a marca CBA estendeu-se às outras modalidades, oferecendo serviços nos formatos de Cartão Alimentação, Cartão Refeição e Refeições Coletivas.

OBJETIVO


A CBA buscou nossos conhecimentos para implementação de um projeto de consultoria na área de tecnologia de informação para atingir uma base tecnológica sólida, consistente e estruturada para suportar a implantação de um novo sistema de gestão nas diversas empresas do grupo.

PROJETO

Trabalhamos na elaboração do planejamento para essa implantação, identificação de necessidades de mudanças no sistema e nos processos internos, gerenciamento da equipe interna e definição de tarefas, garantia de cumprimento das especificações técnicas, capacitação dos usuários, a representação de um modelo de Governança de TI baseado em padrões de referência Cobi e Itil e envolvimento de todos colaboradores da organização com acompanhamento pós implementação avaliando e realizando os ajustes necessários.

RESULTADOS

A implementação do novo sistema foi um sucesso e a CBA passou a ter seus processos adequadamente mapeados e documentados, com indicadores acessíveis a todos os envolvidos. Com isso, foi possível a documentação dos mesmos e das normas de trabalho da corporação, melhor conhecimento dos procedimentos e indicadores, permitindo visualizar ineficiências e oportunidades claramente em um sistema único e abrangente, o que não era possível com as práticas exercidas previamente e com o sistema obsoleto anterior. 

Caixa - Case 2


A Caixa Econômica federal 0CEF0 é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública, com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília, no Distrito Federal, e com filiais em todo o território nacional. É vinculada ao Ministério da Economia e integra o Sistema financeiro nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal do Brasil.

OBJETIVO


A CEF necessitava verificar se os procedimentos estabelecidos nos seus manuais estavam sendo realmente totalmente cumpridos na prática em suas agências. Assim, nos solicitou um projeto de estudo e avaliação dos procedimentos de seus funcionários.

PROJETO

Devido a sua grande representatividade, variedade de serviços, número de funcionários e clientes, a agência Praça da Árvore em São Paulo foi escolhida para a coleta de dados, que foram utilizados no mapeamento comparativo dos processos como estão descritos nos manuais e “as is”, ou seja, como realmente estão sendo efetuados na prática.

RESULTADOS

Com os mapeamentos concluídos, a CEF pôde entender se seus processos estavam tendo o processo determinado na sua documentação e se seguiam as orientações normativas da instituição, podendo, assim, identificar os procedimentos práticos que necessitavam de ajustes para atender as normas e regimentos internos e o que poderia ser melhorado através da observação realizada. 

Lojas Quero-Quero


Fundada em 1967 na cidade de Santo Cristo, RS, a Quero-Quero e seu modelo de negócios fez com que ficasse conhecida um portfólio de produtos de materiais de construção, eletrodomésticos e móveis, de forma a contemplar as necessidades dos clientes no segmento casa e construção. Conta com lojas distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Cataria e Paraná, além de dois centros de distribuição.

OBJETIVO


Em plena expansão, a Quero-Quero nos solicitou um projeto de auditoria de sistemas e para identificar, modelar, analisar e propor melhorias aos macroprocessos existentes nas atividades desenvolvidas pela organização.

PROJETO

O projeto foi realizado em duas etapas, sendo a primeira de diagnóstico da organização, no qual fizemos um levantamento da gestão dos processos internos, a visão dos gestores sobre esses procedimentos e quais eram as necessidades e de ajustes e melhorias. Na segunda etapa foi efetuado o mapeamento dos processos com análise e otimização dos mesmos utilizando como referência os resultados obtidos no diagnóstico.

RESULTADOS

A Quero-Quero passou a contar com uma representação da estrutura organizacional, envolvendo pessoas e recursos e pôde gerar melhor desempenho nas atividades na busca de maior competitividade com a utilização de simulações e análises das diversas opções operacionais.

Accor - Case 2


Accor SA ou AccorHotels, é uma empresa multinacional francesa do ramo hoteleiro, incluindo atividades em agências de viagens, spas e restauração e gestão de casinos. A Accor conta com mais de 3700 hotéis, em diversas bandeiras e classes, e opera em mais de 90n países ao redor do mundo. Entre suas marcas encontram-se algumas das mais buscadas como: Ibis, Mercure, Novotel, Adagio, Pullman, Sofitel, entre outras.

OBJETIVO


Identificando a oportunidade de aquisição de uma outra empresa para reforçar suas operações, principalmente atinentes à gestão de pessoas, a Accor buscou nossa expertise para realizar uma avaliação, identificando as operações e processos dela para visualizar a complexidade, praticidade e custos que envolveriam essa assimilação.

PROJETO

Realizamos um estudo para conhecer todos os processos e mapeamos um cenário das atividades “as is” e “to be” a partir da aquisição e avaliação gap analysis dessas movimentações para melhor compreender as sinergias existentes, de forma que a absorção das tarefas e o desenvolvimento dos processos não fossem complexos e representassem o menor nível de esforço e dispêndio de recursos possível.

RESULTADOS

A avaliação do objeto de interesse, a Accor optou por realizar a aquisição, uma vez que ficou demonstrado que a assimilação fluiria perfeitamente devido à similaridade de funções e facilidade de realizar as adaptações necessárias aos processos existentes na nova organização, o que acabou sendo provado na prática com uma transição extremamente bem-sucedida

Minu


Fundada em 1946, a Companhia Minuano de Alimentos, surgiu como uma pequena fábrica de embalagens de papel e tipografia. Em 1955, mudou de ramo e entrou na avicultura. Na década de 1970, tornou-se uma das maiores empresas produtoras de carnes de aves do Brasil. Atualmente, a Minuano é uma operação verticalizada na integração avícola, possuindo desde granja de matrizes até produção e abate de aves, garantindo a qualidade em cada parte do processo.

OBJETIVO


A empresa buscou a metodologia Way/Amadeus para a realização de um trabalho de “assessment” e auditoria de sistemas e processos com foco na revisão de todas suas operações.

PROJETO

Foi realizado um trabalho para entender detalhadamente a finalidade das atividades de cada uma das áreas e suas tarefas, assim, foi possível realizar um mapeamento, localizando os pontos a serem melhorados para redução de custos e tempos.

RESULTADOS

Com o entendimento documentado dos processos e suas inter-relações, foi possível localizar os pontos onde havia gargalos, ineficiências e retrabalho, bem como toda parte operacional que foi avaliada para otimização do processo de decomposição do insumo primário para fabricação dos diversos produtos finais que são comercializados pela Minu.

Kepler Weber


Fundada em 1926, a Kepler Weber atua no setor de agronegócios, na etapa pós-colheita da cadeia produtiva de grãos. A Companhia fabrica equipamentos para a armazenagem, beneficiamento e movimentação de granéis, sendo especializada no desenvolvimento de soluções completas em armazenagem.

OBJETIVO


A empresa buscou a metodologia Way/Amadeus para a realização de um trabalho de “assessment” e auditoria de sistemas com foco na busca de melhorias para as áreas de engenharia e tecnologia que historicamente tinham um número muito alto de funcionários e operações manuais e havia grande dificuldade de integração entre essas atividades.

PROJETO

Foi realizado um trabalho para entender pormenorizadamente o objetivo do trabalho de cada uma das áreas e, assim, foi possível localizar os pontos a serem melhorados para redução de custos e tempos. Estabelecemos padrões para os silos e construções, que permitiram a utilização de pré-moldados e pré-fabricados de acordo com a natureza de cada projeto da Kepler Weber.

RESULTADOS

Com a utilização desses pré-moldados, foram eliminadas etapas de engenharia, com redução de pessoal, obteve-se melhor organização e segurança no canteiro de obras, previsibilidade de custos e prazo de entrega muito menor. Os resultados foram tão expressivos, que a Kepler Weber tornou-se benchmarking para empresas da área. 

STEMAC


OBJETIVO

Em breve.

PROJETO

Em breve.

RESULTADO

Em breve.

Imec


OBJETIVO

Em breve.

PROJETO

Em breve.

RESULTADO

Em breve.

Trensurb


OBJETIVO

Em breve.

PROJETO

Em breve.

RESULTADO

Em breve.