Casos


Gestão Estratégica

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MARS


A Masterfoods integra o grupo Mars Brasil, que é uma divisão da Mars Incorporated, uma das maiores fabricantes de alimentos do mundo. A Mars Brasil tem mais de 100 anos de história e produtos nos segmentos alimentos, chocolates e rações para animais domésticos, representando marcas como Uncle Bem’s, M&Ms, Twix, Snickers, Pedigree, Whiskas e Frolic.

OBJETIVO


Realização de um trabalho de Inteligência Competitiva para localizar referências que servissem de base para que os processos da Masterfoods fossem transformados considerando as técnicas de Lean de Six Sigma.

PROJETO

Identificamos algumas práticas que poderiam ser consideradas como benchmarking de eficiência.

RESULTADO

O projeto balizou a revisão de alguns dos principais processos considerando as práticas muito fortes de Lean/Six Sigma identificadas.  

MasterFoods


A Masterfoods integra o grupo Mars Brasil, que é uma divisão da Mars Incorporated, uma das maiores fabricantes de alimentos do mundo. A Mars Brasil tem mais de 100 anos de história e produtos nos segmentos alimentos, chocolates e rações para animais domésticos, representando marcas como Uncle Ben’s, M&Ms, Twix, Snickers, Pedigree, Whiskas e Frolic.

OBJETIVO


Realização de um trabalho de Inteligência Competitiva para localizar referências que servissem de base para que os processos da Masterfoods fossem transformados considerando as técnicas de Lean de Six Sigma.

PROJETO

Identificamos algumas práticas que poderiam ser consideradas como benchmarking de eficiência.

RESULTADOS

O projeto balizou a revisão de alguns dos principais processos considerando as práticas muito fortes de Lean/Six Sigma identificadas.

Hospital Mãe de Deus


O Hospital Mãe de Deus, Na cidade de Porto Alegre, RS, é uma obra da Congregação Carlista-Scalabriniana de São Carlos Borromeu e foi fundado em 1979, oferecendo soluções completas em saúde, do diagnóstico ao tratamento, com foco em um atendimento humanizado, seguro e centrado na resolubilidade de cada caso. Conta com uma estrutura de 380 leitos e mais de 1700 médicos credenciados.

OBJETIVO


O Mãe de Deus nos solicitou um projeto para elaboração de um quadro de referência no Hospital que tivesse a identificação de oportunidades na redução de custos e melhoria da produtividade nos processos internos e nos serviços prestados com a identificação de oportunidades a serem exploradas.

PROJETO

Durante o projeto foram mapeados os principais processos e suas influências na cadeia de custos para criação de um cockpit gerencial de apoio à tomada de decisões, apontando ações de curto, médio e longo prazos para a redução de custos e melhoria da produtividade, com comentários e sugestões gerenciais com base nas análises elaboradas. Foi realizada uma análise departamental considerando processos, indicadores e oportunidades, com a criação de um quadro de referência contendo as análises e constatações coletadas durante as fases do projeto e sugestões da consultoria para promover melhorias significativas na produtividade e na otimização dos custos.

RESULTADOS

Passando a ter um mapeamento abrangente das operações da organização, o Mãe de Deus pôde localizar as áreas com ineficiências a serem sanadas para redução de custos e maior eficácia dos seus serviços. Através da identificação dos indicadores de desempenho mais adequados e da forma de atribuir valores e monitorá-los, adicionando as sugestões propostas ao final do projeto, foi possível a reestruturação de processos e tarefas para otimização de suas operações.

Accor - Case 2


Accor SA ou AccorHotels, é uma empresa multinacional francesa do ramo hoteleiro, incluindo atividades em agências de viagens, spas e restauração e gestão de casinos. A Accor conta com mais de 3700 hotéis, em diversas bandeiras e classes, e opera em mais de 90n países ao redor do mundo. Entre suas marcas encontram-se algumas das mais buscadas como: Ibis, Mercure, Novotel, Adagio, Pullman, Sofitel, entre outras.

OBJETIVO


Identificando a oportunidade de aquisição de uma outra empresa para reforçar suas operações, principalmente atinentes à gestão de pessoas, a Accor buscou nossa expertise para realizar uma avaliação, identificando as operações e processos dela para visualizar a complexidade, praticidade e custos que envolveriam essa assimilação.

PROJETO

Realizamos um estudo para conhecer todos os processos e mapeamos um cenário das atividades “as is” e “to be” a partir da aquisição e avaliação gap analysis dessas movimentações para melhor compreender as sinergias existentes, de forma que a absorção das tarefas e o desenvolvimento dos processos não fossem complexos e representassem o menor nível de esforço e dispêndio de recursos possível.

RESULTADOS

A avaliação do objeto de interesse, a Accor optou por realizar a aquisição, uma vez que ficou demonstrado que a assimilação fluiria perfeitamente devido à similaridade de funções e facilidade de realizar as adaptações necessárias aos processos existentes na nova organização, o que acabou sendo provado na prática com uma transição extremamente bem-sucedida.

Ouro Preto - OPOGO


A Ouro Preto/3R Petroleum é uma companhia petrolífera brasileira privada focada na produção de óleo e gás, que tem por objetivo revitalizar campos maduros localizados em terra "onshore" e em águas rasas "shallow water".

OBJETIVO


Havia necessidade da implantação de uma ferramenta para mapeamento e redesenho dos processos, com definição de indicadores e métricas e revisão da estrutura organizacional visando um planejamento estratégico com alinhamento dos processos e modelagem dos mesmos, bem como um aculturamento da equipe da OPOG no uso dos modelos de processo e indicadores.

PROJETO

A Way/Amadeus utilizou a metodologia e ferramenta de processos para realizar o mapeamento, identificando mais de 120 processos, que foram desenhados na ferramenta, com isso, 44 planos de ação foram criados e houve o desdobramento da revisão do planejamento estratégico definindo prioridades e atualizando 14 projetos estratégicos. O projeto permitiu a multiplicação do conhecimento e a interação para participação dos colaboradores na definição de melhorias e oportunidades.

RESULTADO

A empresa passou a contar com uma ferramenta disponibilizando o mapeamento de seus processos de maneira interativa e acessível para todos os gestores. Segundo Marcia Meirinho, Gerente de Governança Corporativa, “ as estratégias foram definidas de acordo com as diretrizes da alta administração”. Lucia Zalán, Diretora de Governança Corporativa complementou: “todos estavam engajados e mobilizados em prol de um objetivo único: contribuir para o desenvolvimento da Companhia. O trabalho de mapeamento foi um capítulo especial na nossa história”. E, finalmente, o Presidente, Rodolfo Landim, definiu a meta pós-projeto: “vamos começar a medir nossos resultados por meio de indicadores definidos ao longo do trabalho e essa prática trará mais experiência e permitirá a todos a correção de suas rotas quando for necessário”. 

PETROBRAS


A PETROBRAS é a maior empresa brasileira e atua na área de Energia, com grande tradição como indústria do petróleo, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados.

OBJETIVO


Consistia em elaborar um grande modelo para a Unidade de Gás natural, que tinha, então, apenas 2 anos englobando processos e pessoas originários de outras áreas para que fosse possível demonstrar e compreender suas funções e atividades. Paralelamente ao mapeamento dos processos com suas atribuições, o acompanhamento do plano estratégico e desempenho precisava de um sistema de métricas para fornecer seus indicadores de desempenho visando o cumprimento de tarefas e alcance das metas.

PROJETO

Na fase inicial, foram identificados os processos, mas, como não eram suficientemente maduros, na fase seguinte, contamos com o auxílio da ferramenta utilizada pela Way/Amadeus para agilizar as constantes atualizações no modelo, que, também, permitiu a facilidade na consulta, documentação e alterações. Ao mesmo tempo, foi implementada a ferramenta de métricas e indicadores para gestão estratégica e colaborativa.

RESULTADOS

A Unidade de Gás Natural passou ater uma visibilidade de seus processos de forma compreensiva, conhecendo exatamente suas tarefas, processos e metas, tendo um modelo dinâmico amplamente visível para todos envolvidos, que puderam finalmente entender seu papel mais adequadamente evitando trabalhos redundantes, desperdício de tempo e recursos e falta de integração, passando a atuar em um ambiente colaborativo de gestão estratégica.

Departamento de Defesa


OBJETIVO

Em breve.

PROJETO

Em breve.

RESULTADO

Em breve.

Carlson Marketing


OBJETIVO

Em breve.

PROJETO

Em breve.

RESULTADO

Em breve.

Instituto do Câncer Infantil


OBJETIVO


Em breve.

PROJETO

Em breve.

RESULTADO

Em breve.

Bell Atlantic


OBJETIVO

Em breve.

PROJETO

Em breve.

RESULTADO

Em breve.