Casos


Gestão de Portfolio de Projetos

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Banco do Brasil - Case 1


O Banco do Brasil S.A. é uma instituição financeira brasileira, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação do Governo Federal do Brasil. A organização possui 15 133 pontos de atendimento distribuídos pelo país, entre agências e postos, sendo que 95% de suas agências possuem salas de autoatendimento, que funcionam além do expediente bancário. Possui ainda opções de acesso via internet, telefone e telefone celular. Está presente em mais de 21 países além do Brasil.

OBJETIVO


O Banco do Brasil nos solicitou um treinamento para qualificar seus profissionais de nível estratégico nos conceitos teóricos e práticos necessários ao gerenciamento e gestão de projetos em diversas áreas empresariais, fornecendo conhecimentos práticos das estratégias e ferramentas de planejamento, programação e controle de prazos, recursos materiais, humanos e financeiros.

PROJETO

O treinamento consistiu nos seguintes temas: conceito básico de gerenciamento de projetos, incluindo áreas de aplicação e etapas com exemplos práticos, gerenciamento de integração, escopo, prazos, custo, qualidade, recursos humanos, documentação técnica, riscos/planos de contingência, aquisições/administração de contratos e uso das ferramentas específicas para gerenciamento de processos. O processo de capacitação envolveu duas etapas: a primeira consistiu na fase expositiva dos conteúdos e a segunda foi um acompanhamento dos profissionais, que, de posse desses conceitos puderam aplicar o conhecimento nas situações de rotina do banco.

RESULTADOS

Através da elaboração de um projeto completo utilizando as técnicas e metodologias apresentadas durante o treinamento fazendo uma revisão de todos os conteúdos e discussão de casos reais existentes no Banco do Brasil, apresentando caminhos e soluções para melhorias das eficiências da gestão dos projetos, os profissionais de nível estratégico passaram a ter melhor preparo para os desafios de gestão de projetos, com utilização de ferramenta para embasar suas decisões

Banco do Brasil - Case 3


O Banco do Brasil S.A. é uma instituição financeira brasileira, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação do Governo Federal do Brasil. A organização possui 15 133 pontos de atendimento distribuídos pelo país, entre agências e postos, sendo que 95% de suas agências possuem salas de autoatendimento, que funcionam além do expediente bancário. Possui ainda opções de acesso via internet, telefone e telefone celular. Está presente em mais de 21 países além do Brasil.

OBJETIVO


Fomos contratados para realizar a consultoria para elaboração do projeto visando a estruturação da Área de Gestão de Projetos do Banco do Brasil, implantação da área e acompanhamento posterior para validação, empregando nossa metodologia utilizando a nossa metodologia.

PROJETO

O projeto teve nove atividades de gerenciamento principais: integração, escopo, prazos, custos, qualidade, recursos humanos, documentação técnica, risco e aquisições e foi realizado em conjunto pela equipe de consultores da Way/Amadeus e profissionais da Cobra Tecnologia (atual BBTS), responsável pelos serviços de TI do Banco do Brasil, de forma que a área estruturada estivesse de acordo com as premissas da organização e o prazo determinado fosse cumprido, sem custos adicionais e atendendo às devidas necessidades da instituição.

RESULTADO

Com a nossa assessoria, o Banco do Brasil conseguiu estruturar da melhor forma a Área de Gestão de Projetos, de forma abrangente, englobando todas as suas necessidades, e com o nosso acompanhamento após a implantação, foi possível realizar os ajustes e melhorias observados.

Banco do Brasil - Case 2


O Banco do Brasil S.A. é uma instituição financeira brasileira, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação do Governo Federal do Brasil. A organização possui 15 133 pontos de atendimento distribuídos pelo país, entre agências e postos, sendo que 95% de suas agências possuem salas de autoatendimento, que funcionam além do expediente bancário. Possui ainda opções de acesso via internet, telefone e telefone celular. Está presente em mais de 21 países além do Brasil.

OBJETIVO


O Banco do Brasil, em constante preocupação com em melhor atender seus clientes, nos contratou para darmos suporte técnico especializado para o gerenciamento e acompanhamento de projeto específico de revisão e adequação de equipamentos e condições de acesso aos portadores de necessidades especiais no Banco do Brasil.

PROJETO

Com base nos conceitos de gestão de projetos e na experiência e metodologia da Way/Amadeus realizamos as atividades suporte técnico especializado no gerenciamento do projeto, incluindo a implementação dele com acompanhamento das atividades e resultados esperados com a definição dos indicadores de desempenho e mapeamento de prioridades e validação. Utilizamos técnicas de Benchmarking para a investigação de situações similares adotadas por empresas do ramo financeiro, a nível mundial, como forma de comparação e validação do trabalho executado.

RESULTADOS

Levando em consideração a definição de prioridades de investimentos considerando as diversas particularidades dos cenários fisiológicos envolvidos e resultados financeiros e a estruturação de ações e planos de trabalho, o Banco do Brasil implementou o projeto com sucesso, estando na vanguarda da automação bancária para portadores de necessidades especiais.

COPEL


A Companhia Paranaense de Energia (COPEL) é uma empresa pública responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em todo o território estadual, operando um parque gerador de 21 usinas próprias.

OBJETIVO


A Copel do Brasil identificou o desafio de criar uma integração entre processos e projetos, com a criação de um Escritório de Projetos. Com a abordagem da Way/Amadeus, vislumbrou a oportunidade de incluir os processos e estabelecer um Escritório de Processos e Projetos, com uma ferramenta dando suporte a ambos.

PROJETO

A Way/Amadeus criou uma metodologia suportada pela ferramenta para que todos os projetos fossem cadastrados e toda a movimentação deles fosse monitorada considerando os processos de negócio da organização, que permitiu a otimização dos processos e a criação de um elo entre processos e a área de TI, também, um modelo de Governança de TI baseado em padrões de referência Cobi e Itil.

RESULTADOS

A empresa passou a ter seus processos modelados, proporcionando uma compreensão melhor dos mesmos para uma gestão mais adequada dos projetos contemplando as necessidades com redução de tempo e custos. De acordo com William Lopes de Oliveira, Gerente de Qualidade de Software, o mapeamento foi um sucesso porque “a apresentação gráfica é boa, os recursos são poderosos e a interface web é excelente. A Copel sempre se certifica de as soluções sejam cuidadosamente avaliadas em termos de qualidade e para agregarem valor real aos processos da empresa”.

T-Systems


T-Systems é uma empresa do grupo Deutsche Telekom, que fornece soluções de Outsourcing de Tecnologia da Informação e Comunicações (ICT), de aplicativos a infraestrutura de TI e Telecom em mais de 20 países. No Brasil tem mais de 1.600 clientes, cerca de 2 mil funcionários e possui 11 filiais instaladas em 8 cidades, aptas a ofertar serviços de Consultoria, Infraestrutura de TI e Telecom, Desenvolvimento e Manutenção de Aplicativos e Soluções por Indústria, além de soluções SAP.

OBJETIVO


Sendo uma empresa de atuação nacional, com uma grande carteira de clientes e muitos colaboradores, a organização precisava alinhar a gestão empresarial à estratégia através de um entendimento completo de suas operações através de modelos de processos e indicadores de desempenhos que demonstrassem e comunicassem de forma clara e transparente a atuação de cada área para tomada de decisões estratégicas considerando quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Processos e Aprendizado e Crescimento, bem como dar visibilidade dos processos à matriz na Alemanha.

PROJETO

O projeto que teve duração de 9 meses e foi implantado com cerca de 50 indicadores divididos sob as 4 perspectivas do BSC. Durante a implementação, o projeto foi intensamente monitorado pela área de gerenciamento de projetos da T-Systems (PMO) que coordenou os trabalhos internos e os pontos críticos do projeto. A Way/Amadeus com sua metodologia e ferramenta de indicadores trabalhou junto às áreas na implementação, com coleta e análise de dados, englobando as diversas áreas. Segundo Odércio Claro, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas da T-Systems, um dos pontos positivos foi a incorporação de um software para mapeamento de processos presente dentro do mesmo portal e integrado ao BSC.

RESULTADOS

Criou-se um portal de colaboração entre os funcionários e disseminou-se a estratégia adotada, fazendo com que todos se esforcem para o alcance desta estratégia, antes desconhecida por todos. Na opinião de João Alexandre A. Fernandes, líder do projeto de implementação na T-Systems, o projeto permitiu organizar de forma equilibrada indicadores de naturezas distintas, integrando-os com a gestão de projetos da empresa. Maurício Cataneo, diretor financeiro definiu o resultado como “um cockpit, no qual empresa define as metas, visualiza todo o processo e o sistema alerta se elas estão fora do prazo e pode atuar de forma proativa para que os responsáveis executem ações que atendam aos objetivos do projeto”.

Eliane


OBJETIVO
Em breve.

PROJETO
Em breve.

RESULTADO
Em breve.