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Governança de TI

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Ipiranga


A Ipiranga é uma empresa brasileira, pertencente ao Grupo Ultra, e uma das maiores empresas do Brasil de distribuição de combustíveis e varejo. Há mais de 80 anos no segmento de distribuição de combustíveis, tem sede no Rio de Janeiro e possui escritórios e bases de distribuição por todo o país, com cerca de 3 mil funcionários diretos e de 70 mil indiretos, 7.200 postos de combustíveis em todo o Brasil, mais de 2.400 lojas de conveniência e 1.500 unidades de serviços automotivos e troca de óleo.

OBJETIVO


A TI da Ipiranga necessitava de uma ferramenta para automatizar os KPYs de governança de TI indicadores de custos, de projetos, demandas e chamados além de documentos e relatórios de fornecedores externos num único sistema para estruturar a governança.

PROJETO

A equipe da Ipiranga em conjunto com o time da Way/Amadeus desenvolveu a representação de um modelo de Governança de TI baseado em padrões de referência Cobi e Itil, que capturasse nos sistemas legados os indicadores e que também tornasse possível a inserção manual de dados e documentos. O resultado deste esforço foi colocado em nossa plataforma, sistematizando o acesso e permitindo o monitoramento das informações.

RESULTADOS

A Ipiranga passou a ter em um único sistema, o gerenciamento não só dos seus KPYs, mas também uma melhor visibilidade da evolução das demandas, projetos e nível de atendimento aos clientes internos, além de relatórios gerenciais de desempenho enviados ao público alvo. 

Eletrobras


A Eletrobras (Centrais Elétricas Brasileiras S.A.) é uma sociedade de economia mista e de capital aberto sob controle acionário do Governo Federal brasileiro e atua como uma holding, dividida em geração, transmissão e distribuição, criada em 1962 para coordenar todas as empresas do setor elétrico. Responsável por 37% do total da capacidade de geração do país, a Eletrobras tem capacidade instalada de 42.080 megawatts e 164 usinas – 36 hidrelétricas e 128 térmicas, sendo duas termonucleares.

OBJETIVO

A ELETROBRAS nos solicitou um projeto de auditoria de sistemas e de governança de TI baseado nos modelos Cobil e Itil visando garantir que a área de tecnologia da informação esteja alinhada com os objetivos estratégicos da empresa e que os recursos estejam sendo aplicados corretamente. 

CBA


A marca CBA é líder absoluta no mercado nacional de cestas de alimentos e cestas de Natal. Com tanta experiência no mercado de benefícios, a marca CBA estendeu-se às outras modalidades, oferecendo serviços nos formatos de Cartão Alimentação, Cartão Refeição e Refeições Coletivas.

OBJETIVO


A CBA buscou nossos conhecimentos para implementação de um projeto de consultoria na área de tecnologia de informação para atingir uma base tecnológica sólida, consistente e estruturada para suportar a implantação de um novo sistema de gestão nas diversas empresas do grupo.

PROJETO

Trabalhamos na elaboração do planejamento para essa implantação, identificação de necessidades de mudanças no sistema e nos processos internos, gerenciamento da equipe interna e definição de tarefas, garantia de cumprimento das especificações técnicas, capacitação dos usuários, a representação de um modelo de Governança de TI baseado em padrões de referência Cobi e Itil e envolvimento de todos colaboradores da organização com acompanhamento pós implementação avaliando e realizando os ajustes necessários.

RESULTADOS

A implementação do novo sistema foi um sucesso e a CBA passou a ter seus processos adequadamente mapeados e documentados, com indicadores acessíveis a todos os envolvidos. Com isso, foi possível a documentação dos mesmos e das normas de trabalho da corporação, melhor conhecimento dos procedimentos e indicadores, permitindo visualizar ineficiências e oportunidades claramente em um sistema único e abrangente, o que não era possível com as práticas exercidas previamente e com o sistema obsoleto anterior. 

COPEL


A Companhia Paranaense de Energia (COPEL) é uma empresa pública responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em todo o território estadual, operando um parque gerador de 21 usinas próprias.

OBJETIVO


A Copel do Brasil identificou o desafio de criar uma integração entre processos e projetos, com a criação de um Escritório de Projetos. Com a abordagem da Way/Amadeus, vislumbrou a oportunidade de incluir os processos e estabelecer um Escritório de Processos e Projetos, com uma ferramenta dando suporte a ambos.

PROJETO

A Way/Amadeus criou uma metodologia suportada pela ferramenta para que todos os projetos fossem cadastrados e toda a movimentação deles fosse monitorada considerando os processos de negócio da organização, que permitiu a otimização dos processos e a criação de um elo entre processos e a área de TI, também, um modelo de Governança de TI baseado em padrões de referência Cobi e Itil.

RESULTADOS

A empresa passou a ter seus processos modelados, proporcionando uma compreensão melhor dos mesmos para uma gestão mais adequada dos projetos contemplando as necessidades com redução de tempo e custos. De acordo com William Lopes de Oliveira, Gerente de Qualidade de Software, o mapeamento foi um sucesso porque “a apresentação gráfica é boa, os recursos são poderosos e a interface web é excelente. A Copel sempre se certifica de as soluções sejam cuidadosamente avaliadas em termos de qualidade e para agregarem valor real aos processos da empresa”.

COBRA/BBTS


A Cobra Tecnologia (atualmente BB Tecnologia e Serviços) é uma empresa de Tecnologia da Informação brasileira que pertence ao conglomerado Banco do Brasil.

OBJETIVOS


Com várias unidades espalhadas em um país de dimensão continental, o desafio era melhorar a visibilidade de fluxos e rotas para otimizar os processos de manutenção da rede de equipamentos do Banco do Brasil, otimizando a complexidade dos serviços e logística para atender os SLAs, de forma abrangente, através de um software de fácil utilização, publicação interativa e simples, proporcionando visualização de todos envolvidos e flexível na importação e exportação de modelos.

PROJETO

Empregando nossa metodologia própria, o projeto de modelagem dos processos foi feito em duas etapas: a primeira envolvendo diretores e gerentes executivos, como uma forma de aprendizagem no uso da ferramenta e também como forma de comprometimento com o projeto e, posteriormente, “Botton-Up” com participação dos funcionários na descrição de suas atividades, permitindo opiniões e sugestões. A ferramenta de processos e métricas utilizada pela Way/Amadeus foi identificada como a melhor para o mapeamento e análise. Segundo a gerente executiva de desenvolvimento organizacional, Léo Faria, "todos os processos foram documentados no portal e podem ser consultados por qualquer pessoa da empresa. Isso possibilita um acesso muito maior e conhecimento de todas as atividades". Acrescentou, ainda, que “o software proporciona melhor comunicação entre os envolvidos facilitando a padronização da forma de documentar e otimizar processos e a possibilidade de simulação é fundamental para identificar possíveis riscos antes da implementação de novas rotinas”. A ferramenta de processos e métricas utilizada pela Way/Amadeus foi identificada como a melhor para o mapeamento e análise. Segundo a gerente executiva de desenvolvimento organizacional, Léo Faria, "todos os processos foram documentados no portal e podem ser consultados por qualquer pessoa da empresa. Isso possibilita um acesso muito maior e conhecimento de todas as atividades". Acrescentou, ainda, que “o software proporciona melhor comunicação entre os envolvidos facilitando a padronização da forma de documentar e otimizar processos e a possibilidade de simulação é fundamental para identificar possíveis riscos antes da implementação de novas rotinas”.

RESULTADOS

Ao final de 9 meses de trabalho, a Cobra/BBTS obteve como resultado um modelo de governança de TI, o conhecimento dos pontos fortes e das fragilidades que comprometiam os SLAs, um maior esclarecimento do funcionamento da cadeia produtiva como um todo, incluindo seus funcionários que puderam entender melhor seus papéis no processo, redução da complexidade dos fluxos através da implementação do modelo específico de planejamento e procedimentos de acordo com as estratégias e indicadores de desempenho, permitindo uma visibilidade e adequação contínuas e cumprimento dos prazos estabelecidos com redução de custos e tempo de reação.