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Gestão Colaborativa

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Itaú


Itaú Unibanco S.A., comumente chamado de Itaú, é o maior banco brasileiro, com sede na cidade de São Paulo, no estado homônimo. O banco foi criado em 4 de novembro de 2008 a partir da fusão entre o Banco Itaú e o Unibanco, duas das maiores instituições financeiras do país, resultando no maior conglomerado financeiro do hemisfério sul e num dos 20 maiores do mundo em valor de mercado.

OBJETIVO


A principal meta do projeto foi a aplicação de nossas ferramentas e metodologia com o conceito de Collaborative Management, visando um maior conhecimento das potencialidades e resultados, usando como base os modelos já existentes, inserção de dados e utilização de simulações de análise das diversas opções operacionais possíveis a fim de gerar ganhos e melhorias aos modelos, incluindo processos e indicadores, através de simplificações em prazo para desenvolvimento das tarefas.

PROJETO

Foi realizada formalização de todos processos e atividades chaves com relacionamentos envolvidos em outras áreas, com documentação e publicação dos mesmos. As medidas de performance do macroprocesso foram levantadas. Com a compreensão detalhada dos modelos e seus indicadores, foi possível realizar simulações para desenvolvimento de novos modelos de processos operacionais e apresentação das opções alternativas existentes para os gestores.

RESULTADOS

Com a identificação e documentação dos processos e seus indicadores, foi possível a realização de simulações que apontaram os pontos que precisavam de atenção por apresentarem riscos, bem como foi possível verificar as oportunidades para melhoria nos prazos de desenvolvimento das tarefas, com redução de custos e melhor qualidade.

Ouro Preto - OPOGO


A Ouro Preto/3R Petroleum é uma companhia petrolífera brasileira privada focada na produção de óleo e gás, que tem por objetivo revitalizar campos maduros localizados em terra "onshore" e em águas rasas "shallow water".

OBJETIVO


Havia necessidade da implantação de uma ferramenta para mapeamento e redesenho dos processos, com definição de indicadores e métricas e revisão da estrutura organizacional visando um planejamento estratégico com alinhamento dos processos e modelagem dos mesmos, bem como um aculturamento da equipe da OPOG no uso dos modelos de processo e indicadores.

PROJETO

A Way/Amadeus utilizou a metodologia e ferramenta de processos para realizar o mapeamento, identificando mais de 120 processos, que foram desenhados na ferramenta, com isso, 44 planos de ação foram criados e houve o desdobramento da revisão do planejamento estratégico definindo prioridades e atualizando 14 projetos estratégicos. O projeto permitiu a multiplicação do conhecimento e a interação para participação dos colaboradores na definição de melhorias e oportunidades.

RESULTADOS

A empresa passou a contar com uma ferramenta disponibilizando o mapeamento de seus processos de maneira interativa e acessível para todos os gestores. Segundo Marcia Meirinho, Gerente de Governança Corporativa, “ as estratégias foram definidas de acordo com as diretrizes da alta administração”. Lucia Zalán, Diretora de Governança Corporativa complementou: “todos estavam engajados e mobilizados em prol de um objetivo único: contribuir para o desenvolvimento da Companhia. O trabalho de mapeamento foi um capítulo especial na nossa história”. E, finalmente, o Presidente, Rodolfo Landim, definiu a meta pós-projeto: “vamos começar a medir nossos resultados por meio de indicadores definidos ao longo do trabalho e essa prática trará mais experiência e permitirá a todos a correção de suas rotas quando for necessário”.

PETROBRAS


A PETROBRAS é a maior empresa brasileira e atua na área de Energia, com grande tradição como indústria do petróleo, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados.

OBJETIVO


Consistia em elaborar um grande modelo para a Unidade de Gás natural, que tinha, então, apenas 2 anos englobando processos e pessoas originários de outras áreas para que fosse possível demonstrar e compreender suas funções e atividades. Paralelamente ao mapeamento dos processos com suas atribuições, o acompanhamento do plano estratégico e desempenho precisava de um sistema de métricas para fornecer seus indicadores de desempenho visando o cumprimento de tarefas e alcance das metas.

PROJETO

Na fase inicial, foram identificados os processos, mas, como não eram suficientemente maduros, na fase seguinte, contamos com o auxílio da ferramenta utilizada pela Way/Amadeus para agilizar as constantes atualizações no modelo, que, também, permitiu a facilidade na consulta, documentação e alterações. Ao mesmo tempo, foi implementada a ferramenta de métricas e indicadores para gestão estratégica e colaborativa.

RESULTADOS

A Unidade de Gás Natural passou ater uma visibilidade de seus processos de forma compreensiva, conhecendo exatamente suas tarefas, processos e metas, tendo um modelo dinâmico amplamente visível para todos envolvidos, que puderam finalmente entender seu papel mais adequadamente evitando trabalhos redundantes, desperdício de tempo e recursos e falta de integração, passando a atuar em um ambiente colaborativo de gestão estratégica.