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Gestão de Logística

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PEPSICO


No Brasil desde 1953, a PepsiCo expandiu-se acompanhando o desenvolvimento do país. Atualmente sua operação em território nacional engloba mais de 100 filiais de vendas e centros de distribuição, 22 marcas que formam um portfólio abrangente e conta com mais de 10 mil funcionários.

OBJETIVO


O desafio da PepsiCo era a busca de uma gestão de logística de frota para melhor atender a distribuição de mais de 100 diferentes produtos em diversas localidades espalhadas pelo território brasileiro de dimensão continental.

PROJETO

Foi realizado o mapeamento do processo de logística da organização para estabelecer um modelo base. A partir dele, foi possível identificar os pontos que necessitavam de adequações e dimensionamentos de acordo com a ponderação do que cada caminhão poderia transportar de forma a melhor atenderas demandas por localidade.

RESULTADOS

Com o trabalho de organização dos processos de logística, a empresa passou a ter uma frota melhor gerida, adequação de processos inbound e outbound considerando os tempos de rota para otimizar ao máximo a rotina de entregas reduzindo custos, tempo e eliminando ineficiências. 

Azaleia


O grupo Vulcabras-Azaleia é uma empresa brasileira de calçados com sede em Jundiaí, no interior do estado de São Paulo, constitui-se na maior companhia do país no setor de calçados esportivos, femininos e confecções esportivas, contando, entre outras, com as marcas Azaleia, Dijean, Opanka, Olympikus, Under Armour, Mizuno e Botas Vulcabras.

OBJETIVO


O presidente da organização buscou diretamente nossa experiência e metodologia para esse projeto de Governança a fim de obter um melhor monitoramento da gestão da empresa como um todo.

PROJETO

Foi realizada uma revisão das funções e seus processos e criada uma modelagem a partir de uma cadeia de valor da empresa, possibilitando a compreensão de quais processos de fato necessitavam de uma atenção maior para buscar a eficiência ideal. Foi dado um grande foco à área de logística, que demandava maior atenção. Posteriormente, o trabalho deu ênfase ao setor de suprimentos.

RESULTADOS

O projeto resultou em um “cockpit” de gestão criado para que a empresa conseguisse controlar suas operações de uma maneira mais previsível, sem os desgastes de retrabalhos e ineficiências e, principalmente, de gargalos. O trabalho e a metodologia conseguiram linearizar e identificar esses gargalos, buscando tratamento e solução para cada questão encontrada, gerando uma operação melhor monitorada e eficiente visando uma camada de gestão mais efetiva através do fornecimento de informações mais qualificadas para os gestores administrarem suas áreas. 

Cobra/BBTS


A Cobra Tecnologia (atualmente BB Tecnologia e Serviços) é uma empresa de Tecnologia da Informação brasileira que pertence ao conglomerado Banco do Brasil.

OBJETIVO


Com várias unidades espalhadas em um país de dimensão continental, o desafio era melhorar a visibilidade de fluxos e rotas para otimizar os processos de manutenção da rede de equipamentos do Banco do Brasil, otimizando a complexidade dos serviços e logística para atender os SLAs, de forma abrangente, através de um software de fácil utilização, publicação interativa e simples, proporcionando visualização de todos envolvidos e flexível na importação e exportação de modelos.

PROJETO

Empregando nossa metodologia própria, o projeto de modelagem dos processos foi feito em duas etapas: a primeira envolvendo diretores e gerentes executivos, como uma forma de aprendizagem no uso da ferramenta e também como forma de comprometimento com o projeto e, posteriormente, “Botton-Up” com participação dos funcionários na descrição de suas atividades, permitindo opiniões e sugestões. A ferramenta de processos e métricas utilizada pela Way/Amadeus foi identificada como a melhor para o mapeamento e análise. Segundo a gerente executiva de desenvolvimento organizacional, Léo Faria, "todos os processos foram documentados no portal e podem ser consultados por qualquer pessoa da empresa. Isso possibilita um acesso muito maior e conhecimento de todas as atividades". Acrescentou, ainda, que “o software proporciona melhor comunicação entre os envolvidos facilitando a padronização da forma de documentar e otimizar processos e a possibilidade de simulação é fundamental para identificar possíveis riscos antes da implementação de novas rotinas”. A ferramenta de processos e métricas utilizada pela Way/Amadeus foi identificada como a melhor para o mapeamento e análise. Segundo a gerente executiva de desenvolvimento organizacional, Léo Faria, "todos os processos foram documentados no portal e podem ser consultados por qualquer pessoa da empresa. Isso possibilita um acesso muito maior e conhecimento de todas as atividades". Acrescentou, ainda, que “o software proporciona melhor comunicação entre os envolvidos facilitando a padronização da forma de documentar e otimizar processos e a possibilidade de simulação é fundamental para identificar possíveis riscos antes da implementação de novas rotinas”.

RESULTADOS

Ao final de 9 meses de trabalho, a Cobra/BBTS obteve como resultado um modelo de governança de TI, o conhecimento dos pontos fortes e das fragilidades que comprometiam os SLAs, um maior esclarecimento do funcionamento da cadeia produtiva como um todo, incluindo seus funcionários que puderam entender melhor seus papéis no processo, redução da complexidade dos fluxos através da implementação do modelo específico de planejamento e procedimentos de acordo com as estratégias e indicadores de desempenho, permitindo uma visibilidade e adequação contínuas e cumprimento dos prazos estabelecidos com redução de custos e tempo de reação.