Accor

Accor SA ou AccorHotels, é uma empresa multinacional francesa do ramo hoteleiro, incluindo atividades em agências de viagens, spas e restauração e gestão de casinos. A Accor conta com mais de 3700 hotéis, em diversas bandeiras e classes, e opera em mais de 90n países ao redor do mundo. Entre suas marcas encontram-se algumas das mais buscadas como: Ibis, Mercure, Novotel, Adagio, Pullman, Sofitel, entre outras.

Caso 1


Auditoria de sistemas e processos / Gestão de processos / Gestão estratégica 

OBJETIVO


Identificando a oportunidade de aquisição de uma outra empresa para reforçar suas operações, principalmente atinentes à gestão de pessoas, a Accor buscou nossa expertise para realizar uma avaliação, identificando as operações e processos dela para visualizar a complexidade, praticidade e custos que envolveriam essa assimilação.

PROJETO

Realizamos um estudo para conhecer todos os processos e mapeamos um cenário das atividades “as is” e “to be” a partir da aquisição e avaliação gap analysis dessas movimentações para melhor compreender as sinergias existentes, de forma que a absorção das tarefas e o desenvolvimento dos processos não fossem complexos e representassem o menor nível de esforço e dispêndio de recursos possível.

RESULTADOS

A avaliação do objeto de interesse, a Accor optou por realizar a aquisição, uma vez que ficou demonstrado que a assimilação fluiria perfeitamente devido à similaridade de funções e facilidade de realizar as adaptações necessárias aos processos existentes na nova organização, o que acabou sendo provado na prática com uma transição extremamente bem-sucedida.

Caso 2


Gestão de indicadores / Gestão de governança corporativa / Modelagem de estrutura 

OBJETIVO

A Accor nos solicitou o desenvolvimento do projeto para implementação de melhorias nas práticas de seus hotéis, através da modelagem, análise e otimização dos processos de trabalho do departamento de faturamento, com melhorias nos processos de faturamento de hospedagem da sua rede, através da busca de redução dos custos financeiros envolvidos na demora no pagamento das faturas das hospedagens, provenientes dos desacertos ocorridos na confirmação das reservas e nos valores reais faturados.

PROJETO

Incialmente, fizemos a coleta dos indicadores de performance dos processos e atividades, especificando os recursos necessários para cada atividade. Em seguida, foi realizada a simulação e validação da situação, identificando deficiência de recursos ou ociosidade e, finalmente, foi desenvolvido o estudo das possíveis opções, empregando benchmarking e desenvolvendo novos modelos de processos operacionais, opções alternativas e definição de recursos necessários para a efetivação dos novos processos de trabalho.

RESULTADOS

Diante dos estudos e sugestões apresentados, a Accor pôde implementar as melhorias necessárias e passou a contar com uma área de faturamento melhor estruturada, com redução de custos diante da eliminação de ineficiências.