AmPm

Maior rede de lojas de conveniência do Brasil, a AmPm pertence aos Postos Ipiranga, formando o conceito de “Posto Completo”. São itens de primeira necessidade para a população e complementando a receita necessária para o equilíbrio econômico do posto como um todo. São mais de 1.700 lojas próprias e franquias com diferentes conceitos, customizados para cada bairro, além do conceito Estação AmPm, geralmente localizado em rodovias, que oferece alimentação e conveniência em um só lugar.

Am Pm


Gestão de custos / Gestão de processos
 
OBJETIVO


A AmPm buscava uma ferramenta para simular a formação dos preços de venda para produtos a partir de diversos parâmetros de natureza tributária, de custos envolvidos, dos tipos de transação desenvolvidos, margens alvo, incentivos, promoções, entre outros, automatizando a coleta das informações para formação desses preços e a atualização das tabelas de preços para os diversos grupos de clientes e estados conforme o Centro de Distribuição de origem.

PROJETO

A Way/Amadeus desenvolveu uma solução que se tornou o Sistema de Precificação da AmPm, integrado às bases de dados do ERP e ao sistema de vendas da organização, proporcionando a atualização dos preços de vendas, estoque com análise de ruptura a qualquer hora e de forma sistemática duas vezes ao dia.

RESULTADOS

A AmPm Suprimentos passou a avaliar diariamente a rentabilidade dos produtos e otimizou a sua capacidade de resposta às oscilações de custos e de preços do mercado. As simulações de diversos cenários de preços de compras e de vendas, relacionadas ao canal de distribuição e ponto de venda, apoiam as decisões da área comercial, tanto na formação do preço de tabela competitivo como em preços promocionais, e na sugestão de preços de compras na negociação com fornecedores.