CAIXA

A Caixa Econômica federal (CEF) é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública, com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília, no Distrito Federal, e com filiais em todo o território nacional. É vinculada ao Ministério da Economia e integra o Sistema financeiro nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal do Brasil.

Caso 1


Gestão de indicadores / Gestão de processos / Modelagem de estrutura 

OBJETIVO


A organização solicitou o desenvolvimento de um projeto de mapeamento dos processos da GILIE (Gerência de Alienação de Bens Móveis e Imóveis) da CEF, contemplando a metodologia adotada por nossa organização na condução de trabalhos dessa natureza, o detalhamento das atividades propostas, e demais informações necessárias à tomada de decisão por parte da gerência.

PROJETO

Inicialmente, fizemos a modelagem e documentação dos processos já existentes com a preparação dos envolvidos. Depois, passamos à fase de análise dos processos com avaliação e simulações do desempenho dos processos e comparação com as medidas de performance definidas pela gerência da empresa, utilizando Benchmarking para auxiliar na definição das metas de desempenho. Por fim, definimos os processos que necessitavam de melhoria e prioridade de execução e o design de novos processos e implantação das mudanças.

RESULTADOS

Ao término do projeto, a CEF passou a contar os processos da GILIE devidamente modelados e documentados, com a readequação dos existentes de acordo com avalições e simulações realizados, evitando retrabalho e custos, bem como com a implantação de novos processos definidos de acordo com indicadores e equipe de trabalho envolvida melhor embasada na tomada de decisões e análise de riscos e oportunidades

Caso 2


Auditoria de sistemas e processos / Modelagem de estrutura

OBJETIVO

A CEF necessitava verificar se os procedimentos estabelecidos nos seus manuais estavam sendo realmente totalmente cumpridos na prática em suas agências. Assim, nos solicitou um projeto de estudo e avaliação dos procedimentos de seus funcionários.

PROJETO

Devido a sua grande representatividade, variedade de serviços, número de funcionários e clientes, a agência Praça da Árvore em São Paulo foi escolhida para a coleta de dados, que foram utilizados no mapeamento comparativo dos processos como estão descritos nos manuais e “as is”, ou seja, como realmente estão sendo efetuados na prática.

RESULTADOS

Com os mapeamentos concluídos, a CEF pôde entender se seus processos estavam tendo o processo determinado na sua documentação e se seguiam as orientações normativas da instituição, podendo, assim, identificar os procedimentos práticos que necessitavam de ajustes para atender as normas e regimentos internos e o que poderia ser melhorado através da observação realizada.