T-Systems

T-Systems é uma empresa do grupo Deutsche Telekom, que fornece soluções de Outsourcing de Tecnologia da Informação e Comunicações, de aplicativos a infraestrutura de TI e Telecom em mais de 20 países. No Brasil tem mais de 1.600 clientes, cerca de 2 mil funcionários e possui 11 filiais instaladas em 8 cidades, aptas a ofertar serviços de Consultoria, Infraestrutura de TI e Telecom, Desenvolvimento e Manutenção de Aplicativos e Soluções por Indústria, além de soluções SAP.

T-Systems


Gestão de indicadores / Gestão de portfolio de projetos / Gestão de governança corporativa

OBJETIVO


Sendo uma empresa de atuação nacional, com uma grande carteira de clientes e muitos colaboradores, a organização precisava alinhar a gestão empresarial à estratégia através de um entendimento completo de suas operações através de modelos de processos e indicadores de desempenhos que demonstrassem e comunicassem de forma clara e transparente a atuação de cada área para tomada de decisões estratégicas considerando quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Processos e Aprendizado e Crescimento, bem como dar visibilidade dos processos à matriz na Alemanha.

PROJETO

O projeto que teve duração de 9 meses e foi implantado com cerca de 50 indicadores divididos sob as 4 perspectivas do BSC. Durante a implementação, o projeto foi intensamente monitorado pela área de gerenciamento de projetos da T-Systems (PMO) que coordenou os trabalhos internos e os pontos críticos do projeto. A Way/Amadeus com sua metodologia e ferramenta de indicadores trabalhou junto às áreas na implementação, com coleta e análise de dados, englobando as diversas áreas. Segundo Odércio Claro, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas da T-Systems, um dos pontos positivos foi a incorporação de um software para mapeamento de processos presente dentro do mesmo portal e integrado ao BSC.

RESULTADOS

Criou-se um portal de colaboração entre os funcionários e disseminou-se a estratégia adotada, fazendo com que todos se esforcem para o alcance desta estratégia, antes desconhecida por todos. Na opinião de João Alexandre A. Fernandes, líder do projeto de implementação na T-Systems, o projeto permitiu organizar de forma equilibrada indicadores de naturezas distintas, integrando-os com a gestão de projetos da empresa. Maurício Cataneo, diretor financeiro definiu o resultado como “um cockpit, no qual empresa define as metas, visualiza todo o processo e o sistema alerta se elas estão fora do prazo e pode atuar de forma proativa para que os responsáveis executem ações que atendam aos objetivos do projeto”.